Tradutor do blog

Características do Empregado de Mesa & Bar


As características do empregado de mesa, são muito importantes e dignas de ter em conta, pois que há requisitos indispensáveis para esta profissional.
Ser empregado de mesa deve ser motivo de orgulho, dado tratar-se de uma profissão nobre, tal como acontece com outras profissões.
Saúde física e mental
A saúde do empregado de mesa é naturalmente ponto muito importante, não se conseguindo estabelecer prioridade entre a saúde física e a mental, pois que uma completa a outra.
Em face desta necessidade, o empregado de mesa, deve fazer exames médicos periódicos.
Higiene física e dos locais de trabalho
A higiene física, além de salutar, é indispensável, para manter o bom aspecto que tão bem impressiona a Clientela e a obriga naturalmente a respeitar o profissional.
O empregado de mesa deve apresentar-se:
Barbeado diariamente. Cabelos devidamente cuidados.
Fardamento em perfeito estado de limpeza e conservação. Calçado adequado, limpo, engraxado e conservado.
Meias e sapatos pretos (nunca de cor).


Sem anéis, pulseiras ou outros adornos visíveis, excepto a aliança.


Mãos limpas e cuidadas. Unhas devidamente cortadas e limpas.
Não usar perfumes activos.
Não fumar durante o serviço e se o fizer em qualquer intervalo, deve lavar a boca e as mãos em seguida, para não cheirar a fumo.
Lavar a boca e os dentes com frequência e consultar o dentista periodicamente.
O empregado de mesa deve ainda ter o máximo cuidado com a higiene dos locais e dos utensílios de trabalho.
Simpatia natural
A simpatia natural, apresenta-se como complemento indispensável, de continuidade das características pessoais do empregado de mesa.Se o empregado se apresentar ao Cliente, com um ar sorridente, alegre e acolhedor, dando mostras de que o vai servir com prazer, criará facilmente a atmosfera desejada e propícia ao fim a que se destina.


Áreas de atuação e especialidades
  • Bares, restaurantes e cafés: trabalha realizando as funções normais de um garçom, podendo até se especializar em comidas ou bebidas, e participar de cursos como o de barman, de somelier, de chef ou de maitre. Geralmente, os garçons são contratados pelo próprio estabelecimento, e não terceirizados.
  • Eventos: trabalha em festas e eventos como casamentos, aniversários, batizados, lançamentos, conferências, homenagens, etc. Esse profissional atende aos convidados, servindo-lhes bebidas, aperitivos e comidas, e recolhendo os copos e pratos usados. Nesse caso, geralmente, os garçons são terceirizados.
Mercado de trabalho
O mercado de trabalho para o profissional de atendimento, como é o garçom, é amplo, e continua crescendo, acompanhando o crescimento do lazer e dos serviços. É necessário que o profissional seja pró-ativo e determinado, pois o bom atendimento dos clientes requer atenção e simpatia, além disso, para se destacar também é importante que o profissional se atualize constantemente por meio de cursos e treinamentos.
Curiosidades
A profissão de garçom é uma profissão muito antiga, já na Antigüidade Clássica essa função era exercida pelos escravos domésticos, como eram chamados os escravos que trabalhavam dentro da casa de seus donos. Existiram também, durante toda a história, as tabernas, que eram estabelecimentos comerciais que atendiam os forasteiros e os pousos de passagem, que eram casas de famílias que ofereciam repouso e comida aos "hóspedes", nos dois casos, o papel de "garçom" era exercido pelos proprietários e suas famílias. O trabalho do garçom só foi distinguido e passou a ser incumbência principal de um funcionário a partir da urbanização e a formação dos bares e restaurantes. A partir daí o garçom virou figura importantíssima dentro de um estabelecimento.


Sem comentários:

Enviar um comentário